Cultura e Covid-19: todo cuidado é pouco

Uma vez escutei de um mestre do cinema alemão que a grande diferença das histórias contadas nos filmes para as histórias reais, é que ao contrário das nossas histórias de vida, as do cinema costumam fazer sentido quando terminam.

Giuseppe Tornatore, como o bom cineasta italiano que é, não precisaria de algo além de um cálice de vinho para dizer que a diferença essencial entre cinema e vida não passa pela existência de um sentido, mas, sim, que nas duas horas habituais de um filme, um amor fracassado é capaz de trazer beleza que a maioria das bodas de ouro sequer sonhou.

Alfred Hitchcock, não menos conhecedor das dores da vida humana, chegou a dizer que tinha a cura perfeita para uma dor de garganta: cortá-la.

Três grandes cineastas. Três visões interessantíssimas acerca dessa arte que é um verdadeiro encanto. Juntas são capazes de iluminar muito do que se faz não só nas telas, mas também (como elas mesmas já deixam claro) do que fazemos na nossa vida cotidiana. Todavia, se os três cineastas pudessem fazer um único comentário sobre três notícias que recebi recentemente, não duvido que seria algo como isto:

‘’Meus Deus! Até o cinema! Como pode a Covid-19 ser tão cruel? Não poupou nem mesmo a cultura!’

E não pensem que a fala seria um exagero! Pois dado o problema por elas noticiado, nós podemos estar caminhando para a total degradação dessa coisa a qual chamamos cultura. Ou, em outras palavras, que a Covid-19 pode estar empurrando os homens de cultura à impossibilidade de entenderem uma outra frase também de Alfred Hitchcock:

“A televisão trouxe de volta o assassinato para o lar, que é o lugar ao qual ele pertence.”

Isaias Bispo de Miranda é estudante de filosofia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – 06 de maio de 2019

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s