Uma outra história da cigarra e da formiga

1

A dificuldade para com a mudança é fundamentalmente um problema mental. Mente é tudo aquilo capaz de aprender e só está aprendendo aquele que está mudando de hábito. Se o que me incomoda no outro é sua insistência no erro, ou seja, seu hábito em não adquirir novos hábitos, meu incômodo é, verdade, com sua fraqueza mental.

2

‘’Mente fraca’’ não é quem seja facilmente influenciado. Aliás, ‘’mente fraca’’ é quem acha que ser facilmente convencido seja algo ruim! O incapaz sempre acha que permanecer com as mesmas ideias ou ideais é grande coisa. E é! Uma grande coisa estúpida! Procure um ‘’mente forte’’ e encontre quase sempre um Zé Ninguém.

3

O Brasil é um país de gente inteligente. E quem diz isso é um filosofo de fora: Charles Peirce. Pois para Peirce aprendizagem e mudança são intimamente relacionadas. Assim, um país das grandes transformações pode até não ser um país do futuro, mas com certeza é um país do ‘’presente dos deuses’’(Prometeu).

4

Uma outra história da cigarra e da formiga. Não é que a história se deu entre um bichinho litigioso e outro trabalhador! Acontece que na verdade a formiga soube mudar seu hábito em morder humanos para o hábito de morder humanos e sobreviver. Já a cigarra, não mudou nem mesmo seu costume em contar essa história em sua versão inventada! Uma era capaz de aprender; a outra, não.

5

O psicanalista Ângelo Gaiarsa gostava de lembrar que o sentido da existência é o ‘’mexer canelas’’, a locomoção. Isso se deve não a Deus ou a História, mas simplesmente a nossos neurônios, que existem majoritariamente em função da nossa atividade motora. Então, quando você achar que a vida não tem sentido, verifique o que você está fazendo com os pés ou com as mãos. Não haverá nada para além disso.

6

É isso a vida humana: a prática em inserir novos passos hoje para que se possa inserir ainda mais novos passos amanhã! A diferença estética entra na maior ou menor simpatia para com o improviso.

Isaias Bispo de Miranda – 28 de setembro de 2019

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s